Como raiar rodas – enraimento cruzado

Finalmente começo a perceber o enraiamento e depois de algumas leituras, erros de montagem e mais leituras sinto-me em condições de fazer um pequeno tutorial sobre enraiamento cruzado a 3. Afinal de contas não é difícil, basta estudar um pouco e seguir instruções. Assim que lhe apanhamos o jeito estamos não tarda nada a olhar para todas as bicicletas e pensar que tipo de enraiamento fica melhor em cada uma. Para este exemplo é utilizada uma roda de 36 furos. Não vamos tratar da escolha de tamanhos dos raios nem da afinação da roda, apenas do enraiamento. Este é o enraiamento mais comum.
Vamos começar por colocar o aro em cima da mesa e observar a sua construção. Os furos onde entram os raios não estão em linha, são feitos com uma ligeira deslocação quer para a esquerda quer para a direita do centro do aro. Se for difícil observar isto do lado de fora do aro, é normalmente mais fácil percebe-lo olhando para o seu interior. Os furos do lado direito são para ligar os raios que saem do lado direito do cubo e os do lado esquerdo para ligar os que saem do outro lado. É importante não os misturar como já me aconteceu.

Furação à direita, vista de dentro da roda

Furação à direita, vista de dentro da roda


Exemplo de furação à esquerda, enraiada ontem, vista de dentro do aro

Exemplo de furação à esquerda, enraiada ontem

Com o aro pousado vamos assumir que o lado que fica para cima é o lado direito. Se for um aro traseiro assume-se que o lado direito é o lado da transmissão. De seguida procura-mos o furo à direita da válvula mais próximo de nós ou seja com offset (desvio) à direita. Conforme o tipo de furação este pode estar imediatamente a seguir ao buraco da válvula ou com um furo de intervalo.
Coloca-mos um raio num qualquer furo do cubo com a cabeça voltada para fora do cubo. Atenção a este pormenor de colocar a cabeça para fora. É a maneira mais fácil de começar a enraiar. Ligamos então este raio ao furo previamente escolhido e enroscamos a cabeça. Este vai ser o nosso raio mestre por assim dizer. Desta forma utilizamos o furo da válvula como referência e afastamos os raios desta zona de maneira a facilitar a introdução da bomba.

Raio Mestre - Furação à direita, vista da direita

Raio Mestre - Furação à direita, vista da direita

Agora coloca-mos mais um raio no cubo deixando um furo de intervalo e ligamos ao aro deixando três furos de intervalo. Cada raio que colocamos vai ligar obrigatoriamente a um furo com offset à direita. Se isso não acontecer algo está mal. Repetimos a operação até termos os 9 raios no sitio.

Raios da direita

Raios da direita

O cubo já se segura sozinho, vamos virar a roda e observar mais uma vez, agora o cubo. Cada furo não está perfeitamente alinhado com o furo do outro flanco do cubo mas sim entre cada dois furos do outro flanco. Se, no passo anterior o raio chave ou raio mestre ficou imediatamente à direita do buraco de válvula (ou seja, com a roda virada ao contrário imediatamente à esquerda), colocar um raio no furo do cubo que alinha imediatamente à esquerda do furo do raio mestre e liga-lo ao furo do aro imediatamente à esquerda do raio mestre. Se o raio mestre estiver separado do furo da válvula por um furo de raio então colocar um raio no furo do cubo que alinha imediatamente à direita do raio mestre e liga-lo ao furo entre a válvula e o raio mestre. Se estiver bem feito estes dois raios não se cruzam. Estes raios também vão ser colocados com a cabeça para fora.

Primeiro raio esquerda, vista da direita

Primeiro raio esquerda, vista da direita

Repetir a operação para os nove raios à semelhança do lado direito. Preferi não dar o efeito de rodagem às ilustrações visto que quando estamos a montar a roda esse efeito só se vai notar na etapa seguinte. Acabámos de colocar os raios que vão transmitir potencia à roda quando pedalamos ou melhor, que vão estar sujeitos a forças maiores pois no fim todos contam para transmitir força. Estes raios estão num sentido oposto ao de rotação do cubo.

Trainling Spokes

Trainling Spokes

Agora vira-mos outra vez a roda para o lado direito e colocamos um raio num furo qualquer do cubo mas agora com a cabeça para dentro e rodamos o cubo no sentido do ponteiro dos relógios. Como estamos a fazer uma montagem cruzada a três, este raio vai cruzar três raios instalados anteriormente e passar por baixo do ultimo desses três. Liga-lo ao furo livre que corresponde ao flanco em que estamos a trabalhar. Ou seja, estamos no direito, de entre os dois furos livres escolher o que está mais à direita, normalmente o segundo.
Repetir a operação para os restantes raios dos dois lados da roda. Pode-se cruzar a 2 ou 4 apenas mudando o tamanho do raio a usar.

Primeiro raio leading

Primeiro raio leading

Por fim apertar todas as cabeças na mesma medida e está pronta para a afinação!
Baseado em:
-Sheldon Brown (usando muitas traduções directas)
-Glenn’s Complete Bicycle Manual

Autor: rui

Partilha no

36 Comentários

  1. Ora aqui está uma coisa que gostava de aprender a fazer… um dia destes e aproveitando uma roda velha que tenho lá por casa, a ver se aprendo :)
    Sabes qual será o melhor método de arranjar um raio que (por causa de uma pancada) deixou de estar redondo (em relação ao eixo) :)
    Abraço,

    Sérgio

    [Responder]

    usaralho Resposta:

    O raio deixou de estar redondo? Ou o aro? A roda está oval, é isso?

    [Responder]

  2. boas… finalmente consegui enraiar a porra da roda… e afinar.
    obrigado por este post, é uma maravilha. já evita uma ida ao mecânico.

    já agora tenho uma dica para a afinação. utilizei um torno para fixar a roda ( de modo a que rode livremente claro) e coloquei por baixo do aro um pedaço de ferro. simplesmente rodei o aro e fui vendo a sombra projectada no ferro. quando a sombra estiver igual por todo, voilá… afinada e direitinha, só têm é de verificar se a tensão nos raios é suficiente.

    [Responder]

    usaralho Resposta:

    Está boa essa da sombra! Existe pouca discussão acerca das rodas de bicicleta (outra que não seja discutir marcas e modelos) mas é um tema fascinante. Mecânico só em necessidade extrema :P

    [Responder]

    carlos Resposta:

    Algum amigo me poderia informar onde posso adquirir uma chave tensora de raios, muito bem haja

    [Responder]

  3. enraimento

    [Responder]

    marco yabbyy Resposta:

    ótimas dicas! consegui enrair rodas é mais facil que parece! para desempenar, utilizei o suporte do freio v brake no garfo, um pedaço de arame para servir de referência! fui girando a roda aos poucos, apertando ou soltando os raios! com paciência, vale a pena tentar!!!

    [Responder]

  4. Há anos que não raiava um cubo! Pois o meu quebra cabeças foi antes de vir aqui ter colocado o 1º raio com a cabeça virada para dentro do cubo…pois os 2 últimos não entravam! Bom post,prabêns.

    [Responder]

  5. cara eu queria saber se para fazer raiação girassol e preciso cubo de rolamento to doidinho pra fazer mais tenho essa duvida

    flw

    [Responder]

    welerson Resposta:

    n,cubo normal tbm da pra fazer.

    [Responder]

  6. cara eu queria saber se para fazer raiação girassol e preciso cubo de rolamento flw

    [Responder]

    usaralho Resposta:

    Olá! Desconheço esses termos. Poderia-me ensinar o que é o girassol e cubo flw?

    [Responder]

  7. mano um lado deu certo o lado da esquerda deu errado e agora
    eu tom contando 1,2,3 e colocando e n ta dando certo o que eu errei fiz tudo certo

    [Responder]

    usaralho Resposta:

    Mas qual é precisamente o problema do lado esquerdo?

    [Responder]

  8. jow eu to montando certo
    mais quando vou cruzar do lado esquerdo da errado

    [Responder]

  9. mano montei d novo e deu errado oque eu fasso
    o lado esquerdo cruza só q cruza maior q o do lado direito a roda ta mou estranha

    [Responder]

  10. ha mais uma coisa minha roda e aro 24
    tem alguma diferenças

    [Responder]

  11. Nossa cara mtu bom.
    Agr é domingo de noite e estou tentando enraiar a minha roda desde sexta de manha e eu iria leva-la ao mecânico amanha mais voce salvou meu dinheiro pena que eu não tenha achado esse tutorial antes

    [Responder]

  12. consegui enraia a roda!
    vlw aee muito!

    [Responder]

  13. gostari de aprender rair rodas,eu traballo cm moto…poderia m mandar um ced….

    [Responder]

  14. Cara, tentei montar uma roda 3 vezes me baseando em outra roda e não consegui, pensei até que o calculo que fiz para o comprimento dos raios estava errado. Depois de ler a sua explicação foram duas rodas montadas sem erro. Muito Obrigado.

    [Responder]

  15. gostaria de saber como montar aro aero,o de aluminioo comun,já aprendí montar mas o aero está comprido demais ,usei o menor raio para o aro 24,é o 185, mas não deu certo! podes me ajudar?

    [Responder]

  16. sera q da para montar uma roda extreme vzan um cobo gts disq franja alta com raios 255.por favor me ajudem.abrçs obrigado

    [Responder]

  17. queria saber se tem algum tipo de raiaçao bem loca asim diferente para aro 26 e 36 raios valeo

    [Responder]

  18. massa vou tentar…vamos ver se vái dar certo!!!

    [Responder]

  19. legal!!!!1

    [Responder]

  20. muito boa a dica, pois gosto de fazer eu mesmo os concertos da minha bike, valeu.

    [Responder]

  21. Gostei muito da aula de como aprender a enraiar, mas ainda não deu para entender. Vou ler de novo. Grato. Alcir

    [Responder]

  22. Legal blz

    [Responder]

  23. Enraiar é fácil, difícil é alinhar (centralizar) principalmente a roda esquerda!!! Alguém tem uma dica "pulo do gato" pra passar não?!

    [Responder]

  24. Gostaria de saber como se usa o gabrito, para emrraiamento de rodas para marcha.

    [Responder]

    usaralho Resposta:

    O que é o gabrito?

    [Responder]

Trackbacks/Pingbacks

  1. Leituras | usaralho.net - [...] Três em seis livros são sobre bicicletas sendo que um deles até deu origem ao pequeno guia de enraiamento …

Comenta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>